Como otimizar a cobertura do sinal de emissoras de rádio?

A cobertura do sinal é um requisito essencial para o funcionamento adequado de uma rede de rádio. Apesar de a maioria das estações de radiodifusão implementarem medidas a fim de otimizar as condições de emissão, ainda é possível se deparar com problemas de qualidade na recepção do sinal.

Além da importância do receptor de sinais, existem outros elementos que influenciam a qualidade dessa transmissão, como alterações na propagação do sinal, mau estado da antena emissora e receptora etc.

Pensando nisso, este artigo vai apresentar algumas dicas sobre como melhorar a qualidade dos sinais de transmissão e de recepção em uma emissora de rádio. Continue conosco e acompanhe a leitura!

Uso de um cabo coxial

O cabo coxial tem a principal função de transmitir sinais. Ele é feito de fio de cobre e revestido por material isolante. Além disso, toda a sua estrutura (núcleo interno, isolador, escudo exterior e cobertura) está envolvida por partes concêntricas de condutores e isolantes.

Ele é importante, principalmente, porque tem a capacidade de diminuir as interferências externas sobre a frequência e os sinais que são transmitidos. A grande tolerância a ruídos ocorre pela malha de proteção. O cabo coxial também é muito usado pela alta velocidade de transmissão que consegue alcançar.

Potência do emissor

A potência se refere à quantidade de energia que é fornecida ou consumida por unidade de tempo. Geralmente, ela é medida em watt, que equivale à unidade de energia de um joule. No contexto de um emissor de ondas de rádio VHF-FM, a potência é conhecida como PAR (Potência Aparente Radiada). Desse modo, é verificada a potência do aparelho emissor, que é somada ao ganho do sistema radiante.

Entretanto, caso o aumento de potência do sinal não seja suficiente para resolver os problemas referentes à cobertura da rádio, essa é a hora de instalar o aparelho em uma região mais eficiente. Ou seja, mais próxima aos receptores e mais alta, de forma que ocorra a emissão de sinais de maneira otimizada.

Leia também:  Saiba quais são os equipamentos necessários para uma rádio

Local para a instalação da antena de transmissão

A localização da antena também faz toda a diferença quando o assunto é a qualidade do sinal que é emitido e recepcionado. A sua instalação deve ser efetuada em um lugar alto e amplo, sem a interferência de obstáculos, como paredes, edifícios e árvores. Além disso, o ideal é que a antena aponte para o sentido da rede de transmissão mais próxima da região, a fim de otimizar a recepção desse sinal.

A cobertura do sinal de transmissão e recepção envolve diversos fatores, como a qualidade dos equipamentos utilizados para essa função. Por isso, quanto mais moderno for o material, maiores serão as chances de oferecer um sinal de alto nível para os seus ouvintes. Portanto, faça melhorias no seu negócio e invista agora mesmo em equipamentos de alto padrão!

Entendeu a importância de uma cobertura do sinal abrangente e de qualidade? Você deseja melhorar esse aspecto em sua estação de rádio? Entre em contato com a Teletronix e conheça as nossas soluções!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.