Perdendo ouvintes? Entenda os motivos e como reverter a situação!

Seja para escutar as notícias e ficar por dentro do que está acontecendo no país, seja para saber o resultado daquela partida de futebol, para escutar músicas que agradam ou simplesmente para verificar a previsão do tempo, o fato é que o rádio é um meio de comunicação que faz sucesso com o público brasileiro.

Contudo, a popularização de outros tipos de entretenimento digitais — redes sociais, Netflix, YouTube etc — têm mudado em parte os hábitos das pessoas. Nesse cenário, pode ser que você esteja sentindo a sensação de que está perdendo ouvintes e ter notado uma queda nos números do público.

Mas afinal, como contornar essa situação e recuperar o interesse das pessoas no seu conteúdo? Pensando nisso, vamos apresentar os motivos pelos quais as rádios continuam perdendo ouvintes e como essa situação pode ser resolvida. Confira!

Motivos que levam a sua rádio a perder ouvintes

Antes de tudo é essencial conhecer a causa da baixa audiência para conseguir planejar maneiras de combatê-la. Conheça algumas razões que podem estar desencadeando a perda de ouvintes na sua rádio:

  • falta de conteúdo interessante — informações irrelevantes ou mal organizadas;
  • falta de atualizações — site responsivo, perfil em redes sociais;
  • falta de investimento para a automatização e otimização de processos;
  • diversas outras opções de lazer e entretenimento;
  • falta de direcionamento do conteúdo — programação confusa.

Maneiras para recuperar a audiência da sua rádio

Conheça a seguir algumas estratégias que podem auxiliar a resgatar o interesse dos ouvintes na sua emissora de rádio.

Conheça a sua audiência

Sabendo o perfil dos seus ouvintes, será possível adaptar o conteúdo que é transmitido ao longo da programação conforme as preferências e necessidades da persona que escuta os programas.

Para isso, é preciso segmentar o público-alvo. Separe os ouvintes de acordo com a idade, gênero, bairro ou cidade, preferências musicais, classe social etc.

Adapte seu conteúdo à persona

Depois de conhecer bem a persona, é possível formular uma programação mais adequada às preferências desse público. Ele prefere ouvir notícias jornalísticas ou gosta mais de escutar músicas que estão fazendo sucesso? Será uma boa ideia trazer convidados para abordar determinados assuntos? E por aí vai.

Dessa forma, você vai saber como produzir o conteúdo adequado direcionado para esse tipo de pessoa — estilo de música, assuntos abordados, linguagem que será adotada para conversar com o público etc.

Interaja com os ouvintes pelas redes sociais

As redes sociais se tornaram um mecanismo indispensável para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado e alcançar cada vez mais público. Por isso, invista na presença online.

Crie um perfil nas mídias sociais e estabeleça um vínculo de proximidade com os seus seguidores. Uma boa ideia é publicar artigos interessantes, criar enquetes, fazer perguntas, interagir com o que os usuários enviam etc.

Faça transmissões em vídeo

Esse tipo de recurso interativo já é muito adotado por rádios de sucesso no mercado, que fazem transmissões online. Para tanto, transmita a programação por meio de vídeos para o público poder assistir com mais riqueza de detalhes o que se passa ao longo do programa.

Trata-se de uma forma de se aproximar mais do público e matar a curiosidade das pessoas sobre como funciona os estúdios de uma emissora. Uma boa ideia é deixar as câmeras ligadas durante os intervalos, para que os telespectadores conheçam o que se passa por trás dos bastidores.

Presente em casas, automóveis, celulares e outros tipos de dispositivos, é difícil encontrar alguém que não escute a programação de rádios. Contudo, pode ser que você note que sua emissora esteja perdendo ouvintes. Esperamos que, com as dicas que passamos, você seja capaz de identificar as falhas e problemas que estão gerando esse fenômeno e partir para a elaboração de um planejando contendo estratégias adequadas para recuperar e aumentar seu público.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.