A gestão de projetos é uma ferramenta capaz de auxiliar gestores em qualquer área de atuação, pois aplica conhecimentos e habilidades de forma estratégica para conquistar os resultados desejados. Na telecomunicação isso não é diferente, principalmente se você deseja prestar serviços de qualidade para fidelizar o cliente e expandir os negócios.
Para garantir bons projetos, é necessário estudar variáveis como produtividade, custos, tempo e qualidade, considerando o ciclo PDCA (planejar, agir, monitorar e melhorar). Quer entender isso melhor? Então, continue a leitura e confira 4 dicas práticas para o setor de telecomunicação!
1. Tenha objetivos claros e responsabilidades bem definidas
Antes de começar o planejamento de um projeto, é importante que os objetivos das partes interessadas estejam claros a todos e sejam atingíveis. A partir disso é que você terá como elaborar o escopo do projeto.
Definidos os objetivos e o escopo, é possível montar uma equipe que tenha as habilidades necessárias, aproveitando os pontos fortes de cada membro, bem como um líder capaz de gerenciar as tarefas, montar cronogramas, planejar e controlar custos e motivar a equipe.
Além de uma equipe bem estruturada, ainda é necessário que as responsabilidades pelo atingimento de cada meta estejam claras para todos. Nessas horas, inclusive, um bom cronograma é essencial, pois ajuda com a gestão do tempo, de custos e a organização das tarefas.
2. Aposte na governança corporativa
Esse nome pode parecer complexo, mas seu significado é simples: trata-se de aplicar princípios de transparência, equidade e conformidade na gestão dos projetos, de modo a garantir a administração dos recursos de maneira eficiente e atingindo as metas de custo, prazo e escopo. Para isso, podem ser adotados modelos internacionalmente reconhecidos, como a ISO 9000 e o PMBOK.
3. Faça um inventário de ativos
O inventário e o controle de ativos também são fundamentais a uma boa gestão de projetos — bem como a definição dos responsáveis por cada um deles, a fim de melhorar a eficiência de uso dos recursos. Assim, evita-se que algo seja subutilizado e potencializa-se o uso dos equipamentos, reduzindo custos.
Vale ressaltar que esse processo precisa ser constantemente atualizado com informações completas e confiáveis.
4. Lembre-se de monitorar os custos
O gestor de projetos de telecomunicação precisa saber quando, como e quanto foi gasto em cada tarefa, tendo o cuidado de manter-se de acordo com o que foi planejado e orçado desde o início. Nesse sentido, contar com uma auditoria de faturas pode fazer toda a diferença na hora de identificar possíveis erros nos valores cobrados, principalmente relacionados a tarifas, planos e pacotes não contratados ou cancelados.
Por fim, além destas dicas sobre gestão de projeto, não se esqueça de estar sempre atento ao desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos de telecomunicação, e manter-se bem informado para investir naquelas que trarão o melhor retorno ao seu negócio!
Então, gostou desta leitura? Já que falamos de novas tecnologias, que tal continuar se aprofundando no assunto? Confira agora por que você precisa investir em um descompressor de BTS!