Entenda agora como funciona a antena para TV digital!

De acordo com a Portaria N°378/2016 do Ministério das comunicações, até o ano de 2023, o desligamento do sinal de TV analógico deve acontecer em todas as cidades do país. Por isso, desde então, algumas regiões já começaram a utilizar a antena para TV digital.

O novo sistema não altera a transmissão em alta definição e a recepção portátil já é usada pelo antigo sinal. Entretanto, ele proporciona um grande avanço de imagem e som para os telespectadores.

Pensando nisso, e para esclarecer qualquer dúvida sobre o funcionamento dessa tecnologia, neste post, vamos abordar alguns aspectos importantes e ajudá-lo a conhecer mais sobre o assunto. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Entenda como funciona uma antena para TV digital

A principal diferença entre as antenas analógicas e digitais é a transmissão. No caso da nova tecnologia, não há prejuízo para o vídeo e nem para o áudio. A transmissão preserva a qualidade original, dispensando qualquer interferência ou imagem chuviscada, o que ocorre comumente no sinal analógico. Por tal motivo, considera-se que a definição digital é superior à analógica.

Com o intuito de garantir a utilização de uma antena digital, é importante saber se o sinal já está atendendo a sua localidade. Caso sim, você pode utilizar uma antena modelo UHF. Saiba que também é possível que seja necessário uma antena interna, porém isso dependerá de cada região.

Vale lembrar que os aparelhos televisores mais antigos não têm os conversores digitais. Por outro lado, hoje em dia, muitas TVs saem das lojas com esse recurso.

Se você não quiser comprar um aparelho novo, há a possibilidade de adquirir um conversor digital nos estabelecimentos especializados. Faça uma pesquisa minuciosa e adquira aquele que atenda melhor a sua demanda.

Descubra as melhores antenas digitais

Atualmente, o mercado oferece três alternativas para o consumidor captar o sinal digital: as antenas internas, as externas e as coletivas.

Entre as melhores antenas internas estão a boca de jacaré, a Yagi e a Log periódica. Para escolhê-las, é importante observar se elas têm suas peças fixadas adequadamente, bem como se são fortes o suficiente para aguentar as condições climáticas, pois ficarão expostas na parte externa dos imóveis.

Já para as antenas internas, é imprescindível saber sobre a qualidade do sinal digital do seu estado. Afinal, ela estará no interior da casa e conectada ao conversor e ao aparelho de TV. A antena interna de TV 4 em 1 é ideal, isso porque ela oferece uma excelente recepção para as faixas VHF, HDTV, FM e UHF. Sua característica multireceptiva é exclusiva e o seu design é moderno e facilmente adaptável a qualquer ambiente.

Por fim, as antenas coletivas são indicadas para condomínios, por exemplo. Elas conseguem receber o sinal e distribuí-lo para diversos pontos. Os estabelecimentos comerciais também optam por esse modelo.

A Log Periódica UHF 19 Elementos Coletiva é uma das mais indicadas para quem deseja utilizar o modo em conjunto. Ela consegue captar os sinais UHF e HDTV e é compatível com diversos modelos de conversores e aparelhos televisivos. Vale a pena testar!

Acompanhe as mudanças

Como já citamos, o cronograma do Ministério das Comunicações prevê que até o final de 2023 o sinal analógico será totalmente desligado. Por essa razão, não deixe para última hora a sua adaptação às novas exigências.

Lembre-se de que o avanço tecnológico vai significar mais qualidade nas transmissões e, consequentemente, uma melhor experiência para os telespectadores. Sendo assim, já está quase passando da hora de acompanhar o futuro. Fique atento!

E então, curtiu nosso post sobre o funcionamento da antena para TV digital? Esperamos que ele tenha ajudado você a entender o que vai ser primordial para as modificações e também quais as opções disponíveis para a aquisição dos devidos equipamentos.

Se quiser saber mais sobre o tema, você pode ler nosso artigo sobre os benefícios da TV digital. Mantenha-se sempre bem informado!

Comentários

Leia também:  Fique por dentro do glossário completo da TV digital!
Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.