Com a transição do sinal de TV analógico para o digital, não é apenas a imagem e o som que melhoram. O novo padrão de transmissão dos canais traz novas possibilidades, ao fazer com que a TV interativa seja uma realidade para os telespectadores.
Muita gente desconhece, mas os recursos garantem uma experiência ainda melhor. Para tanto, é fundamental aprender quais são esses elementos e como usá-los.
A seguir, veja tudo sobre a TV interativa e como aproveitar as possibilidades.
Afinal, quais são os recursos interativos?
Com a nova modalidade de transmissão do sinal, é possível acessar diferentes elementos relacionados aos canais. O telespectador poderá verificar, por exemplo, a grade completa de programação e descobrirá os horários e próximas exibições. Também pode recorrer a conteúdos adicionais, como menus com informações sobre o programa, vídeos extras e até fotos e elementos interativos.
Para outros canais, como os ligados à comunicação pública, há o recurso de multiprogramação. Além de conhecer as pautas que serão votadas, por exemplo, a TV Senado permite acessar esse elemento de forma simples.
Enquanto isso, outros canais trazem recursos ligados ao som. É possível adotar modos voltados para o uso de home theater, escolher o áudio original do filme ou série e até usar a descrição em áudio para os deficientes visuais. Todos esses elementos surgem para criar uma experiência mais interessante e completa!
Como utilizar esses recursos?
Sempre que uma emissora ou programa disponibilizar recursos do tipo, aparecerá um símbolo que indica a presença da TV interativa.
O acesso será feito diretamente pelo controle remoto, com apenas alguns toques. Não é preciso instalar nenhum outro componente para obter a visualização do conteúdo extra.
Essa área também só será acessível por quem desejar usar os recursos. Então, é possível aproveitar a programação do jeito que preferir e recorrer a esses elementos no momento em que julgar conveniente.
O que é o Ginga C?
O Ginga C é um middleware, uma espécie de software de desenvolvimento nacional integrado a milhões de conversões digitais. Ele realiza o download de pacotes de dados e permite que os telespectadores utilizem vários recursos da TV digital por meio dos aplicativos. A novidade é que ele também traz vídeos interativos e, com isso, torna a etapa ainda melhor.
Inicialmente, ele foi distribuído em 14 milhões de conversores destinados aos beneficiários do Bolsa Família. Além dos recursos de TV, permite realizar a conexão com a internet e traz informações de e-cidadania. Graças ao uso do software, os telespectadores poderão acessar o extrato do benefício e até marcar consultas médicas.
Futuramente, é esperado que o Ginga C seja distribuído de forma ainda mais ampla, o que trará uma satisfação reforçada.
A TV interativa surge com o sinal digital e traz novas possibilidades para assistir à TV. Com ações específicas de cada canal, os telespectadores conhecerão melhor os produtos e programas e aproveitarão ainda mais a experiência de ser um telespectador.
Para incrementar essa possibilidade e muito mais, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar!