Quais são e como utilizar os recursos da sua TV interativa?

Com a transição do sinal de TV analógico para o digital, não é apenas a imagem e o som que melhoram. O novo padrão de transmissão dos canais traz novas possibilidades, ao fazer com que a TV interativa seja uma realidade para os telespectadores.

Muita gente desconhece, mas os recursos garantem uma experiência ainda melhor. Para tanto, é fundamental aprender quais são esses elementos e como usá-los.

A seguir, veja tudo sobre a TV interativa e como aproveitar as possibilidades.

Afinal, quais são os recursos interativos?

Com a nova modalidade de transmissão do sinal, é possível acessar diferentes elementos relacionados aos canais. O telespectador poderá verificar, por exemplo, a grade completa de programação e descobrirá os horários e próximas exibições. Também pode recorrer a conteúdos adicionais, como menus com informações sobre o programa, vídeos extras e até fotos e elementos interativos.

Para outros canais, como os ligados à comunicação pública, há o recurso de multiprogramação. Além de conhecer as pautas que serão votadas, por exemplo, a TV Senado permite acessar esse elemento de forma simples.

Enquanto isso, outros canais trazem recursos ligados ao som. É possível adotar modos voltados para o uso de home theater, escolher o áudio original do filme ou série e até usar a descrição em áudio para os deficientes visuais. Todos esses elementos surgem para criar uma experiência mais interessante e completa!

Como utilizar esses recursos?

Sempre que uma emissora ou programa disponibilizar recursos do tipo, aparecerá um símbolo que indica a presença da TV interativa.

O acesso será feito diretamente pelo controle remoto, com apenas alguns toques. Não é preciso instalar nenhum outro componente para obter a visualização do conteúdo extra.

Essa área também só será acessível por quem desejar usar os recursos. Então, é possível aproveitar a programação do jeito que preferir e recorrer a esses elementos no momento em que julgar conveniente.

O que é o Ginga C?

O Ginga C é um middleware, uma espécie de software de desenvolvimento nacional integrado a milhões de conversões digitais. Ele realiza o download de pacotes de dados e permite que os telespectadores utilizem vários recursos da TV digital por meio dos aplicativos. A novidade é que ele também traz vídeos interativos e, com isso, torna a etapa ainda melhor.

Inicialmente, ele foi distribuído em 14 milhões de conversores destinados aos beneficiários do Bolsa Família. Além dos recursos de TV, permite realizar a conexão com a internet e traz informações de e-cidadania. Graças ao uso do software, os telespectadores poderão acessar o extrato do benefício e até marcar consultas médicas.

Futuramente, é esperado que o Ginga C seja distribuído de forma ainda mais ampla, o que trará uma satisfação reforçada.

A TV interativa surge com o sinal digital e traz novas possibilidades para assistir à TV. Com ações específicas de cada canal, os telespectadores conhecerão melhor os produtos e programas e aproveitarão ainda mais a experiência de ser um telespectador.

Para incrementar essa possibilidade e muito mais, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.