Qual o melhor programa de edição de áudio? Descubra!

Quando vamos criar algum conteúdo audiovisual ou somente de áudio, precisamos contar com o suporte e o conhecimento de como editar áudio. Fazer a edição garante um produto com mais qualidade.

Você já deixou de assistir ou ouvir algum programa por causa dos problemas no áudio? Isso acontece, pois algumas pessoas não tratam o áudio da melhor maneira ou desconhecem os equipamentos necessários para a gravação..

A qualidade é muito importante, pois é por meio dela que os usuários conseguirão compreender a informação do programa que você está editando. Por isso, é importante usar programas de editar áudio.

Você já deve estar com dúvidas sobre que tipo de programa de edição escolher, não é mesmo? Mas não se preocupe! Continue lendo nosso texto e conheça 5 softwares que vão tornar o seu trabalho mais profissional.

Pro Tools

O Pro Tools foi um dos primeiros programas de edição criados, e é um Digital Audio Workstation (DAW). Ele é utilizado para fazer a edição de áudio por pessoas experientes ou que têm um amplo conhecimento da área. O programa está disponível para Windows e Mac OS, e foi desenvolvido pela Avi Technology.

O software é utilizado para a execução de produção musical, na pós-produção da edição e para a dublagem de produtos audiovisuais, como filmes e programas de televisão. Outro ponto interessante é que o sistema tem uma nuvem, onde é possível compartilhar os produtos com diversos profissionais de edição de áudio.

O Pro Tools é gratuito nos primeiros 30 dias de uso e pode ser usado nos sistemas do Mac OS e no Windows. Após esse período, é preciso pagar para fazer o seu uso. No site da Avid, é possível conferir os pacotes disponíveis.

Um diferencial desse programa é que existe uma versão gratuita para download, o nome é Pro Tools First. Ele é indicado para os editores de áudio iniciantes, pois apresenta uma versão mais simples.

Sound Forge

O Sound Forge é o software editor de áudio que permite a realização de gravação, edição, inserção de efeitos sonoros, mixagem, masterização e remasterização. O programa foi desenvolvido pela Sony, e oferece diversas funcionalidades.

O programa pode ser utilizado por pessoas que fazem o uso dos sistemas do MAC OS e do Windows. Além disso, quem utiliza a versão Pro, pode fazer a gravação e edição no próprio celular. É possível importar e exportar áudios dos seguintes formatos: MP3, MP4, FLAC, AIFF, WAV, MA4R, OGG e WMV.

O Sound Forge é um programa fácil de usar e é indicado para quem deseja fazer a restauração de qualquer tipo de áudio, o que garante que o programa possa ser usado por profissionais e amadores na hora de fazer a edição.

Durante os primeiros 30 dias, é possível utilizar o software de forma gratuita. Depois desse período, é preciso pagar para pelo seu uso. No site de venda, é possível conferir os pacotes disponíveis e os valores.

Audacity

O Audacity é um dos editores de áudio mais utilizados no mercado. Isso acontece, pois, além de ser fácil de mexer, ele está disponível para os sistemas do Windows, Linux e Mac OS.

Powered by Rock Convert

Nesse software, é possível realizar a mixagem, edição, captar o áudio diretamente no programa e adicionar efeitos de som. Além disso, é possível importar e exportar arquivos nos formatos MP3, AIFF, OGG e WAV.

Leia também:  Entenda agora como funciona a antena para TV digital!

Devido a sua interface simples e fácil de mexer, o programa ficou famoso entre os iniciantes no ramo da edição. Dessa forma, não é preciso ter um conhecimento muito aprofundado em edição para fazer o seu uso.

Além de todas essas funcionalidades, podemos usar o Audacity para remover ruídos e realizar as demais melhorias no áudio. O programa é gratuito, e é esse um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam pelo seu uso na hora de fazer a edição dos produtos.

Adobe Audition

Esse programa faz parte do pacote Adobe, e é direcionado para a edição especificamente de áudio. Ele é um dos programas mais utilizados para fazer edição de áudio, porém, ele não é muito intuitivo na hora de fazer o trabalho.

O Audition disponibiliza diversos efeitos sonoros e ferramentas para a edição dos áudios. Dentro da sua interface, você pode escolher se quer editar os áudios de forma individual ou fazer uma mixagem com as faixas.

Um ponto muito interessante desse programa é que ele tem uma interface que se assemelha com uma mesa de edição. E outra questão relevante é que os programas da Adobe têm uma integração. Nesse caso, se você está tratando um áudio no Audition, você pode transportar a faixa para o Premiere ou o After Effects sem ter que exportar.

Isso permite uma maior agilidade para quem está realizando a edição de um vídeo e quer trabalhar no áudio de forma independente do visual. Esse programa não é gratuito e é preciso pagar uma licença no valor de R$ 71 (setenta e um reais) para fazer o seu uso.

Reaper

O Reaper (Rapid Environment for Audio Production, Engineering, and Recording) é um Digital Audio Workstation (DAW), que é uma multiplataforma gratuita que possibilita os trabalhos de edição, gravação, mixagem, masterização de arquivos de áudio e processamento.

O programa apresenta uma interface intuitiva e, por isso, ela se torna fácil de navegar. Além disso, existem variedades de ferramentas e outras funções que podem ser personalizadas de acordo com a escolha do editor.

O software está disponível para download e pode ser usado tanto no Windows quanto no Mac OS. Esse programa é indicado para os iniciantes no ramo da edição de áudio.

O programa é gratuito nos primeiros 60 dias de uso. Ao término desses dias, é necessário pagar o valor de $ 60 (sessenta dólares) para fazer continuar usando o Reaper.

Conhecer o funcionamento dos programas é a melhor forma para você escolher o que mais se encaixa nos seus objetivos. Existem diversos programas de editar áudio, do nível iniciante ao profissional, e com diferentes preços. Todos vão contribuir para que você crie as suas vinhetas, programas de rádio, áudios de vídeos e podcasts, e faça um programa de qualidade.

Você tirou as suas dúvidas sobre qual o melhor programa de edição de áudio? Compartilhe este texto no seu Facebook e no LinkedIn, e ajude os seus amigos a encontrarem o melhor software!

Comentários

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.