Qual o melhor programa de edição de áudio? Descubra!

Quando falamos em produções musicais ou audiovisuais, muito além da criatividade e qualidade do conteúdo em si, é essencial contar com o melhor programa de edição de áudio. Isso porque é preciso um que atenda todas as necessidades do projeto e acrescente ainda mais excelência ao resultado final. 

Entretanto, ainda existem muitos profissionais que descuidam dessa etapa tão importante, o que acaba resultando em uma produção claramente amadora. Com isso, são produzidos conteúdos de baixa qualidade pelos profissionais não entenderem quais são os equipamentos e programas necessários. 

Pensando nisso, listamos alguns dos principais programas de áudio disponíveis no mercado, destacando as funcionalidades e características de cada um deles. Continue a leitura e confira! 

Sound Forge 

Sound Forge é o software editor de áudio da Sony. Com ele é possível gravar, mixar, masterizar, remasterizar, inserir efeitos sonoros, entre outras funcionalidades que podem facilitar o trabalho de um profissional da edição.

software está disponível para Windows e Mac OS e, na versão Pro, disponibiliza a opção de gravar e editar os arquivos diretamente pelo smartphone. Fácil de usar, o Sound Forge conta com um processamento de efeitos de alta qualidade, sendo muito indicado para a restauração de áudio e design de som. 

Pro Tools 

Desenvolvido e fabricado pela Avid Technology, o Pro Tools é uma DAW (Digital Audio Workstation) de uso profissional, indicado principalmente para editores de áudio experientes ou de nível avançado. O software está disponível para Windows e Mac OS. 

Além do seu uso recorrente na produção musical, o Pro Tools também é muito utilizado na pós-produção e dublagem de filmes e conteúdos televisivos. O programa disponibiliza um serviço de nuvem para os seus usuários onde é possível se conectar e compartilhar um trabalho com profissionais do mundo inteiro. 

Leia também:  Como funciona o transmissor de TV digital?

Reaper 

Reaper é uma DAW multi-plataforma gratuita que possibilita a gravação de MIDI, edição, processamento, mixagem e masterização de arquivos de áudio. Com uma interface intuitiva e de fácil navegabilidade, o programa possui uma grande variedade de ferramentas e funções que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada produtor. 

O software é um dos editores de áudio mais versáteis do mercado e está disponível para download em versões para o Windows e Mac OS. 

Audacity 

Audacity é um dos editores de áudio mais conhecidos do mercado porque, além de ser fácil de mexer, funcional e gratuito, ele está disponível para Windows, Mac e Linux. Neste software é possível gravar, editar, mixar, adicionar efeitos de som, além de importar e exportar arquivos nos formatos MP3, WAV, AIFF e OGG. 

Se você ainda não tem muita experiência em edição de áudio e deseja começar a explorar as maravilhas desse universo sonoro com um programa de qualidade essa é, sem dúvidas, a melhor opção. 

Muito interessante, não é mesmo? Como você pode perceber, existem diversos editores de áudio disponíveis no mercado, que vão variar de acordo com o perfil e necessidade de cada usuário, podendo produzir vinhetasprogramas de rádio, entre outros conteúdos. Basta escolher o seu preferido e começar a criar! 

Esse conteúdo ajudou você? Compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a encontrarem o melhor programa de edição de áudio.

Comentários

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.