Saiba quais são os equipamentos necessários para uma rádio

Ao se pensar em montar uma rádio, o primeiro passo deve ser definir qual o seu tipo, se tradicional ou online, já que os equipamentos de rádio necessários são diferentes para cada formato. Transmitir uma programação exclusivamente pela Internet demanda menos equipamentos e não exige uma grande estrutura, como no caso de uma transmissão AM ou FM.

Antes de começar o investimento, é importante também decidir qual o objetivo da rádio. Por exemplo, se ela será comunitária, comercial, somente de notícias ou voltada à educação. Isso porque existem diferentes exigências jurídicas para cada tipo.

Então, saiba que, além do básico (CDs e um tocador para eles), existem outros itens primordiais para o negócio funcionar bem, independentemente do seu formato. Continue a leitura e confira alguns dos equipamentos de rádio mais necessários.

Computador

Para o funcionamento da rádio, é imprescindível um computador com bom processamento e desempenho rápido, que terá diversas funções, como listar músicas e enumerá-las, editar transmissões, organizar a programação e ajustar a grade.

A máquina precisa ter um bom software de automatização específico para rádios. É possível encontrar vários na Internet, inclusive alguns para download gratuito, que é uma boa oportunidade para testes.

Microfones

Outro equipamento essencial para qualquer tipo de rádio é um microfone de ótima qualidade, pois, do contrário, poderão surgir ruídos durante a programação.

Os microfones dinâmicos são menos sensíveis aos ruídos externos, portanto, mais recomendados para o uso em estúdios. Já o microfone do tipo condensador, por ser extremamente sensível a ruídos, deve ser utilizado em um ambiente com tratamento acústico.

Fones de ouvido

Os fones são utilizados pelo locutor para ouvir como o programa está sendo executado. Quando há outros participantes, eles também podem utilizá-los. Existem modelos que cancelam ruídos e isolam o som exterior, de forma que facilite a escuta da transmissão.

Mesa de som   

Para as rádios tradicionais, a mesa de som é a base da estrutura de transmissão e o equipamento que conecta todos os outros. É nessa mesa que estarão ligados o computador, o microfone, a linha telefônica e as fontes de som.

Internet

Seja uma rádio tradicional ou online, uma Internet de alta velocidade é equipamento fundamental para o bom funcionamento da programação, que demandará acessos e downloads rápidos com bastante frequência.

Transmissor

Transmissor, cabo e antena são fundamentais para as rádios tradicionais. O mais importante a respeito do assunto é que o transmissor precisa ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

É difícil falar acerca de custos de investimento e valores específicos, pois tanto a estrutura da rádio quanto a qualidade dos equipamentos interferem bastante nessa conta.

Por fim, destacamos que, antes de colocar o conteúdo no ar, o responsável precisa conseguir seu alvará de funcionamento. Para que ele seja liberado sem problemas, é indispensável possuir um espaço adequado. Isso diz respeito tanto à estrutura necessária para os equipamentos de rádio quanto à localização onde a torre de transmissão funcione bem.

Agora que você já sabe como se equipar adequadamente, confira nosso artigo que explica melhor sobre toda a documentação necessária para abrir uma rádio.

Comentários

Leia também:  Troca de equipamentos na rádio: quando fazer?
Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta