Qual é a diferença entre radialista e locutor publicitário?

Você sabe qual é a diferença entre radialista e locutor publicitário? Esses dois profissionais são reconhecidos por emprestar suas vozes para se comunicar com o público, porém estamos falando de carreiras que possuem atribuições diferentes.

Para o grande público, a diferença entre locutor e radialista não fica muito clara. Por outro lado, os profissionais que desejam seguir essas carreiras devem compreender as características desses dois cargos.

Neste artigo vamos entender qual é a diferença entre radialista e locutor publicitário. Confira!

Afinal, qual é a diferença entre radialista e locutor publicitário?

A diferença entre radialista e locutor publicitário passa pelas suas atribuições, formas de trabalho e locais de atuação. Mesmo que existam diversas semelhanças – que, inclusive, permitem que os profissionais alternem entre os cargos, também são muitas as diferenças. Veja só:

O que faz um locutor publicitário?

O locutor publicitário é um profissional da área da comunicação que usa sua voz para interpretar e anunciar textos e falas em diferentes produtoras e estúdios de gravação para peças que serão aplicadas em veículos de mídia – que podem incluir rádio, TV e internet.

As principais atribuições de um locutor publicitário incluem:

  • Narrar anúncios de televisão, rádio ou outras mídias.
  • Ter uma boa dicção, pronúncia clara e boa entonação.
  • Transmitir a mensagem do anúncio de maneira atraente e eficaz.
  • Gravar sessões de áudio, mixar som e fazer edições, dependendo da produção.
  • Colaborar com equipes de produção e criativas para garantir que a mensagem seja transmitida de forma consistente com a marca.
  • Ensaiar e revisar scripts para garantir a precisão e a eficiência da apresentação.
  • Ter conhecimento e compreensão dos objetivos do anúncio e da marca.

Já os principais canais de comunicação em que um locutor publicitário atua incluem:

  1. Rádio: Anúncios de rádio são uma das formas mais antigas e tradicionais de publicidade. Os locutores publicitários são responsáveis por narrar esses anúncios e fazê-los soar atraentes e memoráveis.
  2. Televisão: Anúncios de televisão são uma das formas mais eficazes de publicidade e locutores publicitários são responsáveis por narrar esses anúncios e fazê-los soar profissionais e persuasivos.
  3. Filmes e vídeos institucionais: Muitas empresas produzem vídeos institucionais para promover suas marcas e produtos. Os locutores publicitários são responsáveis por narrar esses vídeos e transmitir sua mensagem de forma clara e atraente.
  4. Anúncios digitais: Anúncios digitais, como vídeos de publicidade no YouTube ou banners em websites, estão cada vez mais populares. Os locutores publicitários são responsáveis por narrar esses anúncios e torná-los atraentes e eficazes para o público online.
  5. Jogos e aplicativos: Algumas empresas também utilizam jogos e aplicativos para promover suas marcas e produtos. Os locutores publicitários são responsáveis por narrar esses jogos e aplicativos e transmitir sua mensagem de forma clara e atraente.

O que faz um radialista?

Assim como o Locutor Publicitário, o radialista também é um profissional da comunicação que pode usar sua voz. A profissão é bastante conhecida pelo trabalho com locução em estúdios de rádio FM, mas as atribuições de um radialista podem ir muito além disso.

Na verdade, as funções de um radialista são muito variadas – indo desde a criação até a execução de um projeto. Ele pode participar da condução de várias atividades necessárias para que um programa entre no ar: narração, locução, criação, sonoplastia, cenografia, assistência de estúdio, direção, roteirização, elaboração de pautas, apresentação, filmagem, edição, entre outras.

Veja só as principais atribuições de um radialista:

  • Condução de programas no rádio ou internet
  • Realização de propagandas e anúncios
  • Criação de produtos audiovisuais
  • Definição da seleção musical da programação da rádio
  • Gerenciamento de sonoplastia
  • Edição e roteirização de programas
  • Narração de eventos esportivos
  • Demais locuções que envolvem um programa de rádio

A atuação mais comum do radialista é na estação de rádio. Porém, como efeito da transformação digital que ocorreu nos últimos anos, o radialista vem ganhando mais espaço em novas plataformas – especialmente em plataformas digitais como YouTube e Twitch, com a narração de esportes eletrônicos, participação em podcasts, entre outras funções.

Você já sabia quais são as diferenças entre radialista e locutor publicitário? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Posted in: