Quando falamos em antena para rádio, uma das dúvidas mais comuns é sobre os tipos mais adequados e suas funções para a transmissão do sinal. Isso porque a escolha do modelo ideal faz toda a diferença no resultado final da propagação de um conteúdo — sem atrapalhar a sua qualidade.
Pensando nisso, desenvolvemos este guia com todas as dicas que você precisa conhecer sobre os principais tipos de antenas que podem ser usados em uma emissora. Continue a leitura!
Antenas para baixas frequências
As antenas para baixa frequência podem ser usadas para a transmissão de ondas longas e médias, e apresentam a sensibilidade necessária para a captação do sinal de estações locais e áreas restritas —, mesmo sem o uso de antenas externas.
Para captações feitas em distâncias maiores ou por estações de menor potência, é recomendado o uso de uma antena externa, que pode variar de modelo de acordo com a sensibilidade de cada receptor e qualidade do sinal.
Antenas para ondas curtas
Para a recepção de ondas curtas, as antenas externas ou telescópicas são as mais utilizadas e recomendadas por profissionais do segmento. A escolha de um equipamento ideal entre as duas opções pode variar de acordo com a faixa e comprimento de ondas de transmissão. Sendo assim, a orientação de uma empresa especializada pode facilitar esse processo.
Em geral, a faixa de ondas curtas vai de 1,6 MHz a 30 MHz, e pode atender desde os grandes centros até a zona rural, o que ajuda na recepção de estações mais potentes.
Antenas de TV e FM
As frequências mais altas dos sinais de TV e FM exigem o uso de antenas específicas para esse fim. Esse tipo de modelo tem uma estética diferenciada, sendo caracterizado, principalmente, por conter varetas com os comprimentos e a separação exata em relação às ondas que são recebidas na transmissão (o que ajuda a potencializar o sinal).
As antenas de TV e FM são indicadas para a recepção de sinais locais e seus fios se destacam pelo comprimento, que é muito menor do que os usados em antenas de ondas médias ou curtas.
Antena para rádio vertical de ganho unitário
Modelo muito utilizado para a transmissão de emissoras de rádio, essa antena, que tem um formato de pé de galinha, apresenta um ótimo rendimento de transmissão e é capaz de reproduzir exatamente a mesma potência de sinal que recebe de um transmissor.
Seu sinal pode atingir alguns quilômetros, desde que não haja obstáculos que impeçam a visualização e “conexão” entre transmissor e receptor, como morros, árvores e prédios. Por isso, é preciso ficar atento a sua localização!
Como podemos perceber neste artigo, existem diferentes tipos de antena para rádio que podem se adequar a várias demandas e especificidades. Dessa forma, para garantir a qualidade da sua transmissão é preciso encontrar o modelo ideal para o perfil e objetivos da sua emissora.
Ainda tem dúvidas relacionados ao tema? Então, não perca tempo e entre em contato com a gente para falar com um de nossos especialistas.