Como ser um bom radialista? Confira dicas de estudo!

Como ser um bom radialista? Essa é uma dúvida comum entre os profissionais dessa área de comunicação. No entanto, existem maneiras simples que transformarão qualquer colaborador em alguém requisitado no mercado e que atende às expectativas daquele negócio.

As habilidades esperadas, normalmente, estão relacionadas à desenvoltura com a voz, uma vez que contribuirá efetivamente para que os ouvintes possam se identificar com aquela programação, bem como contar com uma postura firme e saber manusear os equipamentos técnicos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para você conferir algumas dicas de estudo que serão eficazes para o seu desenvolvimento. Veja!

Busque por informações em blogs de autoridade do mercado

Hoje, existem blogs na internet de empresas que pretendem educar o profissional do mercado de comunicação. Para isso, o ideal é entender quais são os canais mais adequados aos seus objetivos, além de avaliar se aquele site realmente oferece as principais respostas para as dúvidas de seu dia a dia.

Analise, ainda, a periodicidade das publicações. Afinal, como a área de rádio está em constante transformação e com novidades que atendem aos mais diversos ramos, é preciso que o site forneça conteúdos relevantes e que estejam dentro da sua realidade.

Nesses locais, o ideal é entrar nos debates fornecidos no campo de comentários, conversar com outras pessoas do ramo e promover um intercâmbio de informações para o crescimento de todos os envolvidos.

Pesquise cursos na área

Diferentemente do que muita gente pensa, existe um curso para a área de rádio e TV. Para quem deseja ter uma visão mais ampla da área, existem os cursos de Comunicação Social (em algumas universidades ainda é utilizado essa nomenclatura), ou os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Dentro desses últimos, há matérias voltadas para o rádio, além de o aluno ter a oportunidade de desenvolver seus próprios projetos caso tenha interesse nesse assunto. Inclusive, existem instituições que contam com a própria rádio universitária para a própria comunidade, com programação diária em que o aluno poderá desenvolver as suas habilidades e ainda crescer dentro desse mercado.

Acompanhe outras rádios

Não basta apenas se manter atualizado e antenado nos cursos da área. É preciso entender sobre o mercado, estudar o que as principais marcas do mercado vêm trabalhando e analisar os equipamentos que estão surgindo com o objetivo de melhorar a qualidade da transmissão e oferecer uma experiência mais atrativa ao espectador.

Tenha, ainda, um profissional que seja a sua inspiração de crescimento. Acompanhe-o nas redes sociais, entenda como foi a sua trajetória, os cursos extras que contribuíram para o seu desenvolvimento, além de conversar diretamente com aquela pessoa para avaliar quais foram os seus desafios e como enfrentou todos eles.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas sobre como ser um bom radialista. O ideal é pesquisar bastante, entender sobre a profissão e as principais fontes para se manter bem informado. Ser um bom radialista é diferente de ser um bom locutor, uma vez que o segundo desenvolverá técnicas de comunicação e aperfeiçoamento de sua linguagem com o público. Já o primeiro precisa contar com uma visão mais ampla, como sonoplastia, outros idiomas, questões técnicas etc.

Para saber como ser um bom locutor, basta continuar no blog e acompanhar as nossas dicas!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.