Por que você precisa de uma proteção de rede contra raios para TV?

Você sabia que o Brasil é o país campeão no índice de quedas de raios em todo o mundo? Diante desse cenário, as emissoras de TV precisam investir em equipamentos adequados que consigam oferecer proteção de rede contra raios.

Afinal, esse fenômeno gera uma descarga elétrica muito potente que pode facilmente destruir os aparelhos de envio e recepção de sinais, ocasionando queda na transmissão da programação e fazendo com que ela fique fora do ar, além de trazer prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.

Pensando nisso, este artigo vai apresentar um panorama sobre o assunto para que você consiga proteger os aparelhos da sua emissora com eficiência. Acompanhe a leitura!

A incidência de raios no Brasil

A alta incidência de raios no país acontece devido à sua grande extensão territorial e pelo clima tropical, o que propicia a formação de tempestades. Esses fatores acabam potencializando a ocorrência desse tipo de situação, além de trazer danos para a maioria dos equipamentos eletrônicos.

Os danos causados pelos raios

Os raios consistem em uma descarga elétrica que apresenta grande intensidade e que pode ocorrer entre as nuvens ou então, entre a própria nuvem e o solo. Quando ele cai a uma determinada distância de estações transmissoras de sinal, acaba gerando um campo eletromagnético que atinge a rede e causa surtos elétricos.

Assim, ele tem chances de atingir a rede elétrica e de TV. Caso isso aconteça, a tensão da rede pode aumentar para mais de cinco mil volts. Se o raio atingir uma torre de transmissão de uma emissora, ele pode causar danos nos cabos e demais equipamentos eletroeletrônicos, e fazer com que a emissora de TV fique fora do ar por vários instantes. Isso acontece por causa das grandes oscilações de energia ou devido à sobrecarga e também pela alta potência.

Se os equipamentos das redes transmissoras não apresentarem a proteção adequada, eles poderão sofrer curtos e queimar, ocasionando a queda do sinal. Por isso, é essencial que esses aparelhos tenham um dispositivo que ofereça apoio e suporte contra a ocorrência de surtos, caso contrário, eles serão danificados e podem ser queimados de maneira instantânea.

A importância de investir em um dispositivo de proteção contra raios

Agora que você já tem uma ideia mais clara sobre os prejuízos que os raios podem causar para a sua rede, que tal investir em um equipamento eficiente e que consiga coibir a ação desse fenômeno?

Existem diversos aparelhos que conferem proteção para a rede e os equipamentos eletroeletrônicos. O Protetor de Rede Contra Raios PT2500s é o melhor exemplo nesse sentido. Esse dispositivo é ideal para proteção de equipamentos eletrônicos contra raios por meio da rede elétrica. A sua qualidade é garantida, pois ele é desenvolvido com circuitos e componentes de alta tecnologia para proteger redes com potência máxima de consumo de até 2500 Watts.

Nada melhor do que utilizar um aparelho de proteção de rede contra raios para assegurar que a sua emissora estará a salvo em caso de tempestades. Esse dispositivo ajuda a proteger os equipamentos eletrônicos que são mais sensíveis às variações de voltagem e às descargas atmosféricas, assegurando que eles estarão imunes a eventuais panes e queimas.

Quer proteger a sua rede contra o ataque de raios? Nós podemos ajudar! Entre em contato com a Teletronix e conheça a nossa solução!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.