O fim do analógico na televisão está chegando e, por isso, o sinal de TV digital está crescendo entre os telespectadores que estão cada vez mais encantados com a qualidade das transmissões recebidas pelas emissoras.
Sendo assim, para agradar ao público é preciso investir em imagens e som, garantindo a audiência. O sinal digital veio para ficar e as redes de televisão precisam se adaptar a essa nova tecnologia para continuar crescendo!
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura e conheça as inovações técnicas dessa tecnologia!
O que é o sinal de TV digital?
No Brasil, primeira transmissão com sinal digital aconteceu em 2007. A partir desse ano, muitas emissoras começaram a trabalhar para fornecer esse modelo de conteúdo para os seus telespectadores.
A qualidade da transmissão do sinal de TV digital proporciona para os brasileiros uma transmissão sem chuviscos na tela ou chiados no som dos programas transmitidos. Isso faz com que o espectador consiga aproveitar ainda mais o período em que passa assistindo televisão.
E o melhor de tudo é que não importa o modelo do televisor, qualquer TV consegue transmitir o sinal digital de maneira gratuita.
Quais são as principais inovações técnicas dessa tecnologia?
Além de ser um benefício gratuito para toda a população, o sinal de TV digital beneficiou muitos brasileiros com as suas qualidades de transmissão. Abaixo, separamos uma lista com essas vantagens para que você consiga entender a importância de investir nessa modernização.
1. Resolução
As imagens em alta qualidade são um diferencial a parte. Os chuviscos vão embora no sinal de TV digital, a extinção da interferência permite que as transmissões com cores apagadas, imagens tremidas ou fantasmas fiquem no passado!
2. Formato da imagem
Antigamente, a TV analógica conseguia transmitir apenas 525 linhas horizontais, mas com a chegada do sinal digital esse número passou para 1080 linhas digitais. Essa diferença proporciona mais do que o dobro de detalhes em uma mesma imagem.
Com isso, o tamanho das transmissões também mudou. O analógico transmitia as imagens no formato 4:3 e com a chegada do digital a medida passou a ser 16:9, deixando uma sensação cinematográfica dentro da sua casa.
3. Qualidade do som
A chegada do sinal de TV digital permite que as televisões transmitam até seis canais de áudio ao mesmo tempo. Dessa forma, o telespectador consegue ser atraído muito mais fácil com os efeitos audiovisuais. Contudo, essa capacidade de transmissão de som depende do equipamento de cada pessoa, uma vez que é necessário adquirir um modelo específico para essa inovação técnica.
4. Estabilidade do sinal
As quedas de transmissão por razões climáticas acontecem poucas vezes com a utilização da TV digital. Isso significa que a sua audiência não precisa se preocupar com a qualidade da imagem quando começar a chover.
5. Novos canais
A chegada da TV digital permitiu o aumento do número de canais disponíveis. Dessa forma, os telespectadores conseguem acesso a novas produções, elevando o seu conhecimento e tendo acesso à informações que não estavam disponíveis com o sinal analógico.
Implementar o sinal de TV digital em sua emissora é o meio ideal de agradar a audiência e modernizar a sua transmissão. Dessa forma, é possível garantir que as suas produções cheguem com a mesma qualidade até a casa do seu consumidor.
Gostou da ideia de implementar o sinal de TV digital em sua emissora? Então, continue a sua visita em nosso site e conheça os benefícios dessa tecnologia!