Como é medida a audiência na TV?

Você já parou para pensar em como funciona a medição de audiência na TV em tempo real? Esse assunto costuma ser bastante mencionado na mídia e canais de comunicação, que estão em constante concorrência para elevar esses índices.

Apesar de parecer um assunto complexo para a maioria das pessoas, entender como essa estatística é desenvolvida pode ser mais simples do que se imagina, além de fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, elaboramos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ao longo do artigo, você ainda vai ter uma visão a respeito dos números de audiência da televisão brasileira. Continue conosco e confira!

O que é IBOPE?

Também conhecido como Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o IBOPE é uma das principais empresas de pesquisa de mercado da América Latina, fornecendo dados e estudos sobre audiência na TV, intenção de voto, comportamento, mercado e consumo em, aproximadamente, 14 países.

Em 2014, a divisão de pesquisa de mídia da empresa foi comprada pelo grupo Kantar, que formou a Kantar Ibope Media. A partir disso, o IBOPE passou a ser denominado IBOPE Inteligência com o objetivo de diferenciar as empresas.

Como é feita a medição da audiência?

A medição de audiência na TV acontece de forma muito similar à maioria das pesquisas — ela é feita por amostragem. Mas o que isso significa na prática? É simples. Os números analisados levam em consideração as preferências de uma quantidade pequena de pessoas, escolhidas criteriosamente para refletir os perfis socioeconômicos que compõem uma determinada sociedade.

Veja a seguir quais são os principais métodos de medição no Brasil.

Questionário

É uma pesquisa mais simples, feita nas ruas e em contato direto com os consumidores. Os moradores preenchem uma folha de perguntas oferecida pelos pesquisadores e essas informações são encaminhadas para o instituto avaliar.

Aparelhos eletrônicos

Conhecido como Peoplemeter ou DIB 6, esse aparelho é instalado na casa de alguns telespectadores e captura a relação diária de todos os programas e canais assistidos em cada televisão do lar.

Receptor

Os receptores de audiência controlam em tempo real as variações de trocas de canal e transmitem os dados instantaneamente para as emissoras. Entretanto, esse sistema mais moderno está disponível apenas na cidade de São Paulo por enquanto.

Qual é o futuro da audiência na TV?

Além dos modelos citados, existem alguns sistemas de medição diferenciada que estão sendo experimentados na TV digital e na TV online, como aquela realizada com celulares. Afinal, essas novas plataformas vêm mudando o consumo de conteúdo e prometem transformar o jeito de medir a audiência televisiva.

Com esse novo sistema, o IBOPE deixa de identificar apenas a emissora sintonizada e passa a fazer uma análise ainda mais completa sobre o tipo de conteúdo que está sendo consumido. Tudo isso será possibilitado por ferramentas como a autoprogramação da TV digital, além de um novo aparelho, já denominado como DIB 6, que vai monitorar o que é visto na internet, celular e rádio.

Qual é a importância da audiência para os canais de TV?

Como qualquer tipo de empresa, a gestão de uma TV necessita de faturamento para que a sua grade possa ser rodada de acordo com o planejado. É por meio do resultado do IBOPE que os principais anunciantes do mercado avaliam no que investir, além de ser um fator determinante para estabelecer o valor de uma publicidade.

Ter 30 segundos de uma marca estampada em horário nobre, por exemplo, vai custar muito mais caro a um negócio que anunciar na parte da tarde, especialmente se a programação estiver em alta. Por essa razão, é preciso estar atento a esses números constantemente e estabelecer estratégias de programação que possam alavancar esses resultados.

Quais mudanças anuais ocorrem com a medição?

Ano a ano, novos aparelhos são instalados em diferentes residências. Por essa razão, existe a necessidade de também refazer o cálculo do IBOPE. Em 2019, por exemplo, 1 ponto de audiência representa cerca de 73 mil domicílios — número muito superior se comparado há 10 anos. Essa modificação ocorre devido às estimativas de aumento populacional. Se analisarmos o número de telespectadores representados, chega a mais de 200 mil.

Entretanto, deve-se destacar que esse resultado equivale ao da Grande São Paulo, principal centro de atenção do mercado publicitário. Por meio desses índices, há um panorama de como investir e de quais programas obtêm maior sucesso.

Existe até mesmo uma variação considerável no que diz respeito ao desempenho das emissoras em outros estados. Em Goiânia, por exemplo, a rede Globo não é tão hegemônica como em outros locais (Rio e São Paulo). Por lá, há o revezamento na liderança, especialmente se considerarmos Rede Record e SBT.

Leia também:  4 benefícios da TV digital para as emissoras e telespectadores

Como fazer para aumentar a audiência da sua TV?

Confira algumas estratégias de como aumentar o número de telespectadores para a sua TV.

Conheça o seu público-alvo

A primeira consideração a ser feita é que cada emissora tem um público bem definido e um orçamento preestabelecido para investimento em determinados produtos. Não é porque um estilo de telenovela deu muito certo na emissora A que dará certo na emissora B. Se avaliarmos as nossas três principais redes, há uma preocupação em ter nichos bem delimitados que se diferenciam muito entre si.

Vamos fazer um recorte em relação ao horário nobre. Globo, SBT e Record investem nas telenovelas, principal produto do nosso país. Porém, a diversidade dos seus públicos pode ser percebida pelo que é transmitido. Enquanto a primeira tem três horários bem estabelecidos há alguns anos, que englobam uma parcela maior de gostos, a segunda aposta no segmento infantil e a terceira descobriu no universo religioso o caminho certo para incomodar os seus concorrentes.

Então, entenda quem é de fato o seu público e descubra qual nicho vai usufruir dos seus produtos. Assim, as chances de acertar o que a sua audiência deseja assistir aumentam consideravelmente, produzindo itens que tenham originalidade e tragam bons resultados, despertando o interesse do mercado publicitário.

Faça um planejamento

Planeje tudo, desde a programação que vai ser transmitida na sua emissora e as publicidades que serão vinculadas, até a questão financeira e o quadro de funcionários. Desse modo, é possível ter um controle maior sobre o seu negócio. Da mesma forma, se alguma coisa não sair conforme o planejado, você saberá identificar, com mais precisão, os pontos que precisam ser melhorados.

Utilize as redes sociais

A internet pode se tornar uma ótima aliada para o crescimento do seu negócio. Afinal, milhares de pessoas acessam esse canal de comunicação todos os dias. Trata-se de um excelente ambiente para apresentar os valores, missão e objetivos da sua emissora de TV.

Por isso, identifique as plataformas que o seu público-alvo mais utiliza e marque presença nesse meio online. Para isso, crie um perfil e use a redes sociais para trazer maior visibilidade e uma maior consolidação para a imagem da emissora de TV.

Nesse sentido, você deve promover um maior engajamento com o seu público-alvo. Faça publicações com conteúdos úteis e relevantes, curta comentários, responda às dúvidas e perguntas dos seguidores, faça stories, grave vídeos, realize sorteios, entre outras ações. Tudo isso vai contribuir para estreitar o relacionamento entre você e os seus telespectadores.

Use a tecnologia a seu favor

Nada mais inteligente do que utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor, não é mesmo? Existem vários softwares e aplicativos que prometem otimizar a rotina da emissora de TV e aumentar a produtividade.

Um grande exemplo nesse sentido é programar o conteúdo e as propagandas que serão veiculadas na sua emissora. Dessa forma, você não terá trabalho toda vez que tiver que for transmitir um novo programa ou um anúncio durante a programação. Você vai notar que a sua rotina de trabalho vai ficar muito mais simples e ágil. Com isso, sobra mais tempo para você se dedicar a tarefas mais importantes — de gestão, por exemplo.

Qual é o futuro da TV?

A TV vem mudando a forma como elabora e distribui os conteúdos. As pessoas buscam conforto, comodidade e praticidade. Elas querem ter um maior controle sobre a programação e escolher o que assistir na televisão.

A maioria de sente incomodada por ter que assistir, involuntariamente, a diversos intervalos comerciais durante a programação. Nesse sentido, a TV e o mundo online vem caminhando cada vez mais lado a lado, integrando os dois ambientes.

É esse o caminho da TV. Uma maior personalização e exclusividade para os usuários. O maior exemplo é a transmissão de vídeos por streaming por meio de plataformas online, que tem se tornado uma grande febre de audiência pelo mundo fora. Além disso, os consumidores querem ter acesso a conteúdo que já foi exibido pela programação normal, mas que eles não puderam assistir, ou desejam assistir novamente, por exemplo.

Como você pode perceber, existem diversas maneiras de mensurar a audiência na TV em tempo real e a análise correta de cada um desses dados é fundamental para que as emissoras definam a sua estratégia. Além disso, para obter números que chamem a atenção do mercado e possam gerar mais receita para a emissora, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado a fim de entender as preferências do seu público.

O diferencial é que algumas emissoras estão encontrando é se aproximar cada vez mais do público online. Deseja se manter atualizado e forte perante a concorrência? Então, conheça 4 dicas de marketing que a sua emissora precisa colocar em prática.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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