Aplicativos para rádios: por que sua rádio deve ter um?

É muito difícil ver alguém saindo de casa sem um celular no bolso. Os dispositivos móveis estão presentes na vida dos brasileiros mais do que nunca e essa é uma tendência que continua crescendo a cada dia com tanta novidade tecnológica, incluindo os aplicativos para rádios.

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, já existe um celular para cada habitante do país em 2017 e é bastante provável que seus ouvintes possam estar conectados com a sua transmissão por meio de um desses aplicativos.

Quer saber quais são os benefícios que um aplicativo desses pode trazer e por onde você deve começar a montar o aplicativo da sua rádio? Confira neste post!

Por onde começar um aplicativo para rádio

Criar um aplicativo não é mais apenas uma tarefa para programadores. Atualmente, várias plataformas especializadas permitem que qualquer pessoa possa criar um app personalizado e sob medida. Neste tipo de serviço, por uma taxa mensal ou anual, você apenas escolhe como ele será e a própria plataforma cuida do resto.

Uma das opções mais famosas do mercado é o ShoutEm, que disponibiliza vários recursos como mídias sociais e álbum de fotos. Outras opções são o MobileRoadie — também utilizado por uma série de cantores e bandas de destaque — e o GoodBarber, que conta com opção de teste gratuito de 30 dias.

Os benefícios de ter aplicativos para rádio

Alcance os ouvintes em qualquer hora e lugar

Com um aplicativo para a sua rádio, os seus ouvintes não precisarão mais depender da proximidade com antenas ou da qualidade do sinal para ouvir a sua programação. Eles poderão receber o conteúdo diretamente no celular por meio da internet. A única coisa que eles precisam fazer é o download de um aplicativo gratuito.

Com isso, mesmo que estejam fora da sua área de alcance, eles ainda poderão ouvir a sua rádio sem problemas, como em uma viagem longa. Além disso, desde que o sinal de internet continue funcionando, tempestades e outros problemas de antena não serão mais um problema.

Entenda melhor o seu público com aplicativos para rádio

Muitas vezes, é difícil saber exatamente quais são as características do público da sua rádio, mas um bom aplicativo pode ajudar nessa complexa tarefa. Além de transmitir a sua programação, o app pode coletar dados sobre os ouvintes e, principalmente, sobre a forma com que eles aproveitam o seu conteúdo.

Leia também:  4 dicas para conseguir mais anunciantes para a sua pequena rádio

Informações como os horários e os locais onde sua rádio é mais ouvida, quais atrações são capazes de fidelizar mais o público e o perfil dos seus ouvintes, por exemplo, são dados importantes para melhorar a sua rádio e conquistar ainda mais o público.

Esteja presente sempre usando notificações

Se o aplicativo da sua rádio está instalado no celular de um ouvinte, você pode estar presente com ele mesmo nos momentos em que ele não está ouvindo a programação. Você pode avisá-lo, por exemplo, que um programa que ele gosta está para começar ou que uma transmissão especial vai acontecer em breve.

Isso pode ser feito por meio das notificações Push, que são enviadas ao usuário e o direcionam para o conteúdo que você quer chamar a atenção no aplicativo. Quando utilizadas com moderação e planejamento, são verdadeiras aliadas na fidelização dos seus ouvintes.

Interaja mais com os ouvintes

Ter um espaço dedicado para a sua rádio no smartphone ou tablet de um ouvinte também abre uma série de ótimas possibilidades para que você possa interagir com ele de forma única e marcante. Além de poder enviar recados ou pedir músicas, o usuário também poderá enviar fotos ou vídeos pela internet, tudo isso para enriquecer a experiência e a programação.

Aproveite essa possibilidade interativa para realizar sorteios, concursos e outras promoções com seus ouvintes. Você pode também abrir um novo espaço publicitário dentro do aplicativo.

Como você pode perceber, as possibilidades e os benefícios que os aplicativos para rádios podem trazer para a sua emissora são vários — e quem tem só a ganhar são os seus ouvintes.

Quer mais dicas para a sua rádio evoluir e se aprimorar? Então assine a nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!

Comentários

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua há mais de 4 anos no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa com mais de 20 anos produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe uma resposta