Aplicativos para rádios: por que sua rádio deve ter um?

É muito difícil ver alguém saindo de casa sem um celular no bolso. Os dispositivos móveis estão presentes na vida dos brasileiros mais do que nunca, e essa é uma tendência que continua crescendo a cada dia com tanta novidade tecnológica, incluindo o aplicativo rádio.

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, já existe um celular para cada habitante do país em 2017 e é bastante provável que seus ouvintes possam estar conectados com a sua transmissão por meio de um desses aplicativos.

Quer saber quais são os benefícios que um aplicativo desses pode trazer e por onde você deve começar a montá-lo? Continue a leitura e descubra como um aplicativo pode beneficiar sua rádio!

Por onde começar um aplicativo para rádio?

Embora a tarefa de produzir um aplicativo não seja simples, atualmente ela está disponível até mesmo para pessoas que não entendem de programação. As responsáveis por burocratizar o acesso à produção de aplicativos são plataformas digitais especializadas. Por meio delas, pagando uma pequena taxa, qualquer pessoa pode criar um aplicativo de sucesso.

Uma das opções mais famosas do mercado é o ShoutEm, que disponibiliza vários recursos como mídias sociais e álbum de fotos. Outras opções são o MobileRoadie — também utilizado por uma série de cantores e bandas de destaque — e o GoodBarber– que conta com opção de teste gratuito de 30 dias.

Quais são os benefícios de ter aplicativos para rádio?

Além da comodidade de deixar o desenvolvimento por conta de uma plataforma especializada, o aplicativo rádio conta com uma série de vantagens e benefícios. Continue a leitura e descubra alguns deles!

Alcance os ouvintes em qualquer hora e lugar

O aplicativo rádio permite que os ouvintes de uma rádio tenham acesso à sua programação mesmo quando estão a uma distância considerável dos sinais de sua antena transmissora. Eles poderão receber o conteúdo diretamente no celular por meio da internet. A única coisa que eles precisam fazer é o download de um aplicativo gratuito.

Além disso, graças à transmissão da programação via internet, interferências e problemas na antena não poderão mais impedir a programação.

Entenda melhor o seu público com aplicativos para rádio

Conhecer as preferências dos ouvintes é fundamental para que a rádio possa disponibilizar um conteúdo alinhado a seus interesses. Um aplicativo rádio otimizado tem o potencial de indicar os temas que são mais relevantes para o ouvinte, o que torna essa tarefa muito mais simples.

Informações como os horários e os locais onde sua rádio é mais ouvida, as atrações que são capazes de fidelizar mais o público e o perfil dos seus ouvintes, por exemplo, são dados importantes que o aplicativo pode captar, para melhorar a sua rádio e conquistar mais ouvintes.

Esteja presente sempre usando notificações

Se o aplicativo da sua rádio está instalado no celular de um ouvinte, você pode estar presente com ele mesmo nos momentos em que ele não está ouvindo a programação. Você pode avisá-lo, por exemplo, que um programa que ele gosta está para começar ou que uma transmissão especial acontecerá em breve.

Isso pode ser feito por meio das notificações Push, que são enviadas ao usuário e o direcionam para o conteúdo que você quer chamar a atenção no aplicativo. Quando utilizadas com moderação e planejamento, são verdadeiras aliadas na fidelização dos seus ouvintes.

Interaja mais com os ouvintes

Um dos maiores benefícios de um aplicativo, para sua rádio, é a oportunidade de aumentar a interação com os ouvintes. Abrindo espaço para que eles enviem mensagens com textos, fotos e vídeos e comentando esses conteúdos durante a programação da rádio, é possível prender a atenção do público.

É possível otimizar essa comunicação por meio de sorteios e promoções.

O que levar em consideração antes de desenvolver um aplicativo para sua rádio?

Agora que você sabe a importância de um aplicativo rádio, e entende como ele pode beneficiar a sua empresa, é hora de descobrir o que considerar antes de começar a desenvolvê-lo. Continue a leitura e veja o que o aplicativo da sua rádio precisa para ser um sucesso.

Verifique o código fonte

O primeiro passo, antes de disponibilizar o aplicativo para download, é verificar o seu código fonte em busca de possíveis erros. Caso esse cuidado não seja tomado, é possível que o aplicativo chegue ao usuário com erros que tendem a atrapalhar sua experiência de uso.

Embora essa tarefa leve certo tempo, ela é importante, pois dificilmente os usuários manterão em seus dispositivos uma aplicação com erros. Além disso, os bugs podem levar os usuários a dar classificações ruins ao app, o que afetaria de modo negativo seu número de downloads.

Desenvolva um design eficiente

Outro fator que tem grande influência sobre o aplicativo rádio é o seu design. Isso ocorre porque, antes mesmo de começar a ouvir músicas, a primeira experiência do usuário com o aplicativo é sua interface. Se ela for feia ou confusa, o usuário pode desistir de utilizar a aplicação.

Levando esse fato em consideração, é fácil perceber que se faz necessário dedicar algum tempo ao design do aplicativo. É importante que ele seja desenvolvido de acordo com o público da rádio. Todos os itens, desde as cores, as fontes e, até mesmo, as imagens e funcionalidades, tudo deve ser desenvolvido com foco na experiência do usuário.

Não complique as funcionalidades

Além do design bonito, é fundamental que as funcionalidades do aplicativo rádio sejam desenvolvidas pensando na experiência do usuário. Elas devem ser simples e acessíveis, para que o usuário possa fazer uso delas com facilidade, sem se sentir confuso ou perdido.

Quando falamos nas funcionalidades de um aplicativo para rádios, é importante pensar com cuidado na principal delas, que é o consumo de músicas. Mostrar o nome da música que está tocando é um bom jeito de manter o usuário bem-informado, o que é visto com bons olhos por ele.

Além disso, é importante incluir uma funcionalidade que permita ao usuário pedir músicas e interagir de modo mais direto com a rádio. Esse contato gera uma sensação de ligação, o que leva o ouvinte a passar mais tempo sintonizado na rádio.

Estabeleça um aviso de erros

Por mais simples e acessível que seja o aplicativo, é possível que o usuário cometa algum erro enquanto o utiliza. Em um aplicativo de rádio, ele poderia, por exemplo, excluir sem querer uma playlist com suas músicas favoritas, ou enviar para a rádio, ou para suas redes sociais, uma mensagem que era destinada a outra pessoa, o que poderia causar a ele um grave constrangimento.

Para evitar problemas como esses, é interessante que o app abra uma notificação indicando o resultado de determinada ação e perguntando ao usuário se ele realmente quer confirma-la. Por exemplo: — você tem certeza que deseja excluir esta playlist? — ou então, — você deseja enviar esta mensagem para a rádio?

Como divulgar um aplicativo rádio?

Uma vez que o aplicativo deve funcionar transmitindo a rádio, é interessante que ele seja amplamente divulgado durante sua programação. Os locutores, informando os benefícios auferidos pelo app, tendem a ser um grande incentivo para que os ouvintes o baixem.

Também é importante divulgar o aplicativo nas redes sociais da rádio. Estratégias mais avançadas, como o marketing de conteúdo, também têm o potencial de entregar grandes resultados.

Como você pode perceber, as possibilidades e os benefícios que os aplicativos para rádios podem trazer para a sua emissora são vários — e quem tem só a ganhar são os seus ouvintes.

O aplicativo rádio é uma inovação que surgiu com o potencial de aproximar ainda mais o ouvinte da rádio. É importante levar em consideração, porém, que, além dele, existem outras tecnologias importantes. Dentre elas, podemos citar o gerador de RDS – leia este artigo e descubra como ele funciona!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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